São muitos os males que o cigarro causa no organismo do usuário. Até pessoas que convivem com fumantes (fumantes passivos) podem desenvolver doenças relacionadas ao fumo. Saiba mais e descubra motivos para evitar ou abandonar esse vício.
Durante décadas o tabagismo foi amplamente divulgado e incentivado pela indústria cinematográfica e pela propaganda de maneira geral como sinônimo de charme, sofisticação e glamour. Uma completa enganação, motivada por lucros enormes em detrimento da saúde de milhões de pessoas pelo mundo afora. Assim que é tragada a fumaça provoca várias alterações no organismo, entre elas, aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e constrição dos vasos sanguíneos. Isto faz o coração bater com mais força e, com o passar do tempo, o fumante tem boas chances de desenvolver problemas cardiovasculares.
Doenças provocadas pelo tabagismo
Muitos estudos evidenciam que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).
Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de Maio
Todos os anos, em 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Dados recentes indicam que o consumo de tabaco é responsável por cerca de 6 milhões de mortes a cada ano, incluindo 600.000 pessoas que são vítimas do fumo passivo. Caso estas tendências atuais sejam mantidas, por volta de 2030, aproximadamente 8 milhões de pessoas morrerão a cada ano em decorrência do uso do tabaco, sendo que 80% destas mortes são esperadas que ocorram entre pessoas que vivem em países de baixa e média renda. O tabagismo também é diretamente responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por outros tipos de câncer como boca, faringe, laringe, pâncreas, estômago, bexiga, intestino, entre outros.
Em celebração ao Dia Mundial sem Tabaco, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de abandonar o cigarro, a Formularium elaborou um infográfico abaixo com 5 motivos para parar de fumar. Confira!
Apesar de ser difícil, a dependência à nicotina tem tratamento e milhares de pessoas conseguem cessar o uso do tabaco para sempre, mesmo que não consigam parar na primeira tentativa. No início pode ser complicado, mas com um plano de mudança, determinação e perseverança, as chances de parar de fumar aumentam e farão com que o processo de parada seja mais fácil. Para abandonar o vício são necessárias algumas atitudes como grande motivação individual, estabelecer uma data específica, solicitar a ajuda de um profissional a fim de obter remédios para passar pela síndrome de abstinência da melhor forma possível.
Se você parar de fumar agora:
- após 20 minutos sua pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal;
- após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;
- após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
- após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar readquire a capacidade de identificar sabores;
- após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
- após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.
Quanto mais cedo a pessoa deixa de fumar, menor o risco de adoecer. Quem não fuma aproveita mais a vida!
Fonte: INCA