Ter unhas bonitas é importante para qualquer mulher, agora mantê-las assim é o desafio. Isso porque é fundamental, antes da aparência, ter unhas saudáveis, que devem ser fortes, lisas, além de possuírem um tom rosado.
Manchas, descamações, mudança de cor e ondulações podem ser indícios de problemas.
Dessa forma, existem algumas preparações no mercado que prometem melhora da qualidade das unhas, mas não apresentam efeitos benéficos comprovados. Além disso, também existem cirurgias que são feitas apenas para melhorar anormalidades de forma e tamanho.
Confira no blog como ter unhas saudáveis, fortes e bonitas, além de se atentarem às doenças que podem afetá-las e seus devidos tratamentos.
Boa leitura!
Dicas para ter unhas saudáveis e bonitas
Unhas saudáveis devem se aliar ao uso de produtos específicos, cuidados diários e, especialmente, uma ingestão eficiente de proteínas, vitamina A e complexo B, além de sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio.
Uma má alimentação resulta em unhas que se tornam fracas, quebradiças, com manchas e podem se tornar irregulares.
Além disso, ficam também mais suscetíveis à doenças e ataque de fungos.
Por isso, para deixar suas unhas saudáveis e bonitas a hidratação e cuidado com as unhas é muito importante.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a ter unhas mais saudáveis, bonitas e fortes.
Alimentação saudável
As nossas unhas sofrem influência da nossa alimentação e elas são compostas por um tipo de proteína, a queratina.
Com isso, é fundamental ter uma alimentação saudável e consumir ômega-3, vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro e zinco.
Alguns alimentos são fontes de proteína e zinco como salmão, frango, leite e ovos.
Hidratação nas unhas
Quando as unhas estão ressecadas, elas ficam mais fracas, quebradiças e podem até descamar, por isso é tão importante a hidratação.
Ter a hidratação em dia é fundamental para que o esmalte dure mais tempo e deixe sua unha saudável.
Mas, para auxiliar na hidratação dessa região, é necessário usar cremes ou óleos para cutículas, além de proteger as mãos de produtos de limpeza.
Não use suas unhas como ferramenta
Não use suas unhas para desprender uma etiqueta, consertar o ganchinho de uma joia ou abrir uma lata de refrigerante.
Essas atitudes fazem com que as unhas quebrem e percam cada vez mais sua força.
Além disso, forçar as unhas contra uma superfície dura, criamos pequenas fissuras que facilitam a quebra, favorecendo a pequena descamação no canto e a ruptura da unha.
Cuidado na hora de pintar as unhas
As mulheres gostam de manter as unhas sempre pintadas para sua beleza, mas remover o esmalte apenas no dia de renová-lo não é bom para a saúde.
Quando as unhas estão esmaltadas elas não conseguem “respirar”, fazendo com o que fiquem frágeis e quebradiças.
Mesmo os esmaltes não tóxicos podem enfraquecer a unha por causa do uso frequente, por isso deixe suas unhas respirarem por pelo menos uma semana.
Para garantir também a saúde das unhas com elas pintadas, listamos algumas atitudes atitudes essenciais:
- trocar a acetona por removedor;
- evitar tirar muito a cutícula e usar base;
- deixar as unhas respirarem entre uma esmaltação e outra;
- usar luvas e evitar o contato das unhas com produtos químicos agressivos.
Suplementação para as unhas
Substâncias administradas via sistêmica podem contribuir para melhorar o crescimento e qualidade da unha, porém é necessário um certo tempo para produzirem resultados visíveis.
Confira algumas substâncias que servem de suplementação para deixar as unhas saudáveis:
- Ferro: a deficiência de ferro causa unhas quebradiças, já sua suplementação por um longo período melhora unhas quebradiças;
- Cálcio: doses diárias de cálcio de 1g podem melhorar a qualidade da unha em mulheres pré e pós-menopausa;
- Zinco: a deficiência de zinco causa unhas amolecidas, frágeis, enrugadas, estriadas e com coloração acinzentada. Tratamentos prolongados com zinco têm sido relacionados na melhora de unhas quebradiças, mesmo sem uma deficiência demonstrável dessa substância;
- Nutrição: a má nutrição tem um efeito negativo no crescimento da unha.
Desordens das unhas: uma grande variedade de doenças que pode afetá-las
As desordens ou anormalidades nas unhas são problemas na cor, forma, textura ou espessura das unhas das mãos ou dos pés.
Uma desordem presente na unha pode não significar nenhum problema de saúde muito grave, mas também pode ser sinal de que há algo de errado.
E as causas mais frequentes de anormalidades nas unhas é o excesso de esmalte ou o compartilhamento de utensílios de higiene pessoal.
O uso de esmalte por períodos maiores de sete dias faz com que a maioria das unhas fique ressecada e esbranquiçada, e o compartilhamento de itens como tesouras e alicates faz com que algumas doenças possam ser disseminadas, como é o caso da micose.
Nestes casos, é recomendável que a unha fique sem esmalte por no mínimo três dias, hidratá-las com algum tipo de óleo natural, e ter seus próprios utensílios sem compartilhar com outras pessoas.
As doenças das unhas podem ser adquiridas, associadas a doenças internas, associadas a tumores e associadas a medicações.
As adquiridas incluem infecções fúngicas (micoses), bacterianas ou virais e traumatismos (unhas encravadas, hematomas).
Pensando nisso, listamos as principais doenças nas unhas:
- Onicomicose: infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, substância que forma a maior parte das unhas;
- Micose: causada por fungos que podem acometer a pele, unhas, couro cabeludo, virilha e região genital, levando ao aparecimento de diversos sintomas de acordo com o local de infecção.
- Síndrome das unhas amarelas: rara e caracterizada por alterações distróficas e de coloração das unhas, linfedema e derrame pleural;
- Psoríase ungueal: acontece quando as células de defesa do corpo atacam as unhas, gerando sinais como unhas onduladas, deformadas, quebradiças, grossas e com manchas brancas ou marrom;
- Unha encravada: quando uma das suas bordas, ao crescer, penetra na pele em volta dela. Ocorre geralmente no primeiro dedo do pé, o “dedão”;
- Paroníquia: tipo de inflamação da pele em torno da unha.
Para todas as desordens citadas acima, o ideal é consultar um dermatologista que orientará o melhor tratamento.
O tratamento para micose consiste em se fazer uma terapia combinada de antifúngicos via oral (fluconazol, itraconazol, terbinafina) associado a um antifúngico de uso tópico (ciclopirox).
Unhas com eczema requerem identificação de suas causas para definição do tratamento.
Para condições específicas, tais como unhas quebradiças ou moles, há diversos procedimentos cosméticos que podem melhorar o problema.
Além disso, algumas atitudes preventivas são importantes para a manutenção da saúde das unhas, como:
- pintar as unhas com soluções contendo formaldeído ou 5% de cloreto de alumínio, tornando-as menos flexíveis e quebradiças;
- possuir uma alimentação saudável, buscando orientação de nutricionista;
- procurar um dermatologista quando necessário.
Como a farmácia de manipulação pode ajudar?
Antes de tomar providências sozinho(a), procure sempre ajuda médica se você apresentar algumas das anormalidades abaixo:
- unhas azuis ou branqueamento das unhas;
- unhas distorcidas;
- engrossamento da unha;
- inflamação na cutícula;
- unha encravada gerando inflamação no local;
- aparecimento de quaisquer irregularidade nas unhas.
Independentemente do diagnóstico, o tratamento para manter as unhas saudáveis novamente é realizado de forma cautelosa e gradual, sempre com a orientação de um dermatologista e medicamentos que atuarão com regularidade no tratamento.
E por isso, aliada à sua saúde, a farmácia de manipulação pode ajudar a entregar medicamentos de qualidade conforme a prescrição do seu médico.
A Formularium conta com profissionais especializados prontos para oferecer o suporte necessário no decorrer de todo tratamento, possuindo fórmulas para hidratação e nutrição das unhas, suplementação de ômega 3, entre outros.
Os medicamentos são manipulados com matéria-prima de excelência segundo os requisitos estabelecidos pela legislação da ANVISA.
Portanto, entre em contato com a nossa equipe por WhatsApp e conte com a Formularium!