Sabemos que tomar banho de sol, por 15 minutos é importante para nossa saúde, devido a produção segura de vitamina D. Porém, é importante também tomarmos muito cuidado com a pele e com as consequências de não nos prepararmos para esse benefício. Neste post vamos explicar para você a relação da acne com o calor e vamos dar algumas dicas de como prevenir e tratar a sua pele.
Comumente atribuída aos adolescentes, a acne também faz parte da vida de muitos adultos. Ela pode ser causada por herança genética, alterações nos hormônios sexuais, infecção bacteriana, estresse e maus hábitos alimentares.
A acne se apresenta como um desequilíbrio das glândulas sebáceas do rosto e do corpo que estimula a produção maior de sebo. Este sebo se acumula nos poros formando tampões que escurecem em contato com o ar, formando os cravos. Com os poros obstruídos, a gordura acumulada tende a infeccionar pela ação de bactérias, levando a formação de espinhas.
No calor, para controlar a nossa temperatura corporal, nosso organismo produz mais suor. Como consequência, partículas de sujeira, poeira e sebo ficam no suor e podem causar mais poros entupidos.
Além disso, abusar do sol da praia e da piscina sem proteger a pele também pode trazer consequências. A exposição solar feita da forma correta é benéfica para a pele, pois o sol age como uma espécie de anti-inflamatório, “secando” lesões já existentes. Porém, em excesso, o sol estimula as glândulas sebáceas, fazendo com que a pele fique mais oleosa e gerando a piora da acne.
É possível aproveitar os dias de sol sem sofrer com a acne?
Não precisa se preocupar! Alguns cuidados e hábitos saudáveis podem te ajudar a aproveitar o calor, sem passar pelo terrível efeito rebote. Separamos aqui, algumas dicas bem simples:
1) Escolha o protetor solar ideal para a sua pele.
Dê preferência a protetores solar com composição oil free. Eles costumam ter uma textura mais leve e uma composição sem óleos que não obstrui os poros da pele.
2) Foi à piscina? Hidrate a pele!
A água clorada das piscinas pode piorar as lesões. A recomendação é que você tome banho assim que sair da piscina para retirar o cloro do corpo e aplique hidratante livre de óleo para repor a umidade da pele.
3) Lave o rosto, mas sem abusar.
O sabonete mais indicado para a higiene da pele é o neutro. Mas se o processo inflamatório está muito acentuado, sabonetes adstringentes, que diminuem significativamente a oleosidade, e sabonetes com substâncias antissépticas, que ajudam a controlar a proliferação bacteriana, podem ser bons aliados.
Porém, lembre-se de respeitar o limite de três lavagens ao dia. Caso contrário, a retirada em excesso da oleosidade da pele, leva as glândulas sebáceas a entenderem que devem produzir mais para compensar o ressecamento, deixando a pele ainda mais oleosa.
Mas, se o seu problema for crônico e você já saiu da adolescência há muito tempo, o ideal é procurar um dermatologista. Em casos menos graves, ele pode indicar limpeza de pele e prescrever medicamentos tópicos em forma de cremes (em gel). Para os casos mais graves, porém, o tratamento quase sempre inclui antibióticos e anti-inflamatórios via oral.
Como a farmácia de manipulação pode te ajudar?
Além do uso de dermocosméticos, cremes (em gel). Você também pode aderir ao consumo de suplementos vitamínicos que fortalecem o organismo e atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes. Por exemplo, as vitaminas C e E e o Resveratrol, ajudam a tratar e prevenir doenças de pele, como acne. Embora os antioxidantes não curem diretamente a acne, eles são a primeira linha de defesa contra os danos da pele que pode levar a sua formação. Já o Ácido fólico é conhecido como vitamina B9, auxilia na redução das manchas que a acne provoca. Importante considerar que, sempre consideramos da importância de consultar um dermatologista.