Entenda as propriedades curativas e de bem-estar que os óleos essenciais proporcionam desde os tempos de nossos antepassados mais antigos:

Alecrim: antisséptico, de aroma antiestresse e relaxante, ajuda a aliviar dores musculares.

Citronela: repelente de insetos (pernilongos), atua também como antibacteriano e anti-inflamatório, além de ser refrescante.

Copaíba: para problemas de pele em geral como alergias e inflamações, em úlceras estomacais, gastrite, infecções, cabelos sem brilho, manchas senis de pele, queimaduras, psoríase e dermatites em geral.

Cravo: engloba funções antimicrobianas, antibacterianas, antissépticas e antifúngicas, entre outros atributos. Trata dores de dente, ouvido e dores de cabeça, além de curar infecções na pele.

Eucalipto: empregado em todos os tipos de infecções pulmonares, tuberculose e pneumonia. É um poderoso bactericida e antisséptico. Também é empregado em dores articulares e inflamações dos tendões.

Gerânio: na aromaterapia, é utilizado para problemas de carência afetiva e medo, como antisséptico, em casos de herpes, excesso de oleosidade da pele e cabelo, problemas de depressão, falta de ânimo e entusiasmo. Para peles envelhecidas e desidratadas.

Grapefruit: na aromaterapia, ajuda a acalmar a vibração mental. Estimulante do sistema linfático, tem propriedades diuréticas e auxilia no alívio das enxaquecas.

Hortelã: útil para dores de cabeça, enxaquecas e todos os tipos de enjoos, principalmente em viagens e durante a gravidez. Estimulante circulatório, ajuda a combater a celulite e as varizes. Na aromaterapia, atua clareando a mente. Também auxilia no tratamento da sinusite.

Laranja doce: para obesidade e retenção de líquidos. Na aromaterapia, é utilizado para falta de alegria e entusiasmo pela vida, em casos de depressão e como um calmante suave que estimula a alegria. Na área digestiva, atua estimulando o apetite e diminuindo problemas como flatulência. Bom em xampus para tratamento de caspa, seborreia e queda de cabelo.

Lavanda: possui propriedades neurosedativas e auxilia no tratamento da depressão, enxaqueca, insônia, histeria, tensão nervosa e paralisia. Tem propriedades antiespasmódicas, antissépticas e antiulcerativas.

Lemongrass: tem propriedades antissépticas, desodorante, adstringente; alivia dores reumáticas, entre outras, e é um relaxante dos nervos. Na aromaterapia, é utilizado para aliviar dores na cabeça e tensão muscular.

Melaleuca: tem forte ação anti-inflamatória, antisséptica, antifúngica, antibacteriana e antivirolítica. Também usado para dermatites como acne, erupções cutâneas, bolhas, queimaduras, pé-de-atleta, ferimentos leves e caspa, entre outros.

Mentha Piperita: ótimo analgésico, antisséptico, antiespasmódico, hepático, estimulante e estomático. Na aromaterapia, é usado no tratamento de congestões e náuseas. Pode tratar inflamações comuns, neuralgia e reumatismo.

Ylang-ylang: na aromaterapia, é utilizado para aguçar os sentidos, combater a depressão, o medo, a raiva e o ciúme. Alivia espasmos musculares, baixa a pressão arterial e relaxa os nervos.

Os óleos essenciais devem ser utilizados com precaução em crianças e grávidas.