Antes de falar sobre a idade da pele, é preciso analisar como ela impacta no nosso cotidiano e na nossa sensação de envelhecimento.
Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Por isso, como qualquer outro do nosso corpo, é preciso ter um cuidado especial com ela.
A pele atua como uma barreira protetora contra agentes do meio externo, como bactérias ou vírus. Além disso, ela também é responsável pela regulação térmica, funções sensoriais, entre outras.
Por isso, é preciso tomar certos cuidados com a mesma, para evitar que manchas e rugas surjam, os poros aumentem e a textura fique áspera. Tais características envelhecem a pele e dão um ar mais velho ao indivíduo.
A pele começa o processo de envelhecimento, em média, a partir dos 25 anos, por conta do início da diminuição do colágeno e de agentes externos.
Logo, a verdadeira idade da sua pele está diretamente relacionada ao seu aspecto. Assim como o aspecto da pele está ligado com a autoestima.
Por isso, ao realizar o autocuidado físico, também vai gerar benefícios emocionais.
Cuidados gerais com a pele
Em suma, para evitar que a idade da sua pele aparente ser maior do que a sua idade, é válido realizar algumas medidas preventivas gerais, como:
- Aplicar o filtro solar diariamente;
- Hidratar a pele com produtos próprios para ela;
- Evitar alta exposição solar entre 11h e 15h;
- Limpar a pele com um sabonete próprio;
- Alimentar-se bem;
- Manter uma boa hidratação.
Como tratar cada tipo de mancha de pele?
As manchas podem ser causadas por diversos fatores, como exposição solar, envelhecimento, alterações hormonais, inflamações e até mesmo genética.
Por isso, é interessante aplicar cuidados específicos para cada uma, além dos gerais listados acima.
Abaixo listamos os principais tipos e como preveni-los:
- Melasma: manchas escuras que aparecem, principalmente, no rosto, resultado de alterações hormonais, como gravidez e uso de anticoncepcionais. O Sol é um dos principais agravantes do Melasma;
- Sardas: pequenas manchas de cor marrom ou avermelhada que aparecem, principalmente, em pessoas de pele clara, devido à exposição solar;
- Manchas senis: também conhecidas como melanoses solares, são manchas escuras que aparecem com o envelhecimento, principalmente nas áreas expostas ao sol, como rosto, mãos e braços;
- Marcas de acne: manchas avermelhadas ou escuras que surgem após o processo inflamatório da acne.
Tratamentos a laser
Caso o paciente já possua manchas e algumas marcas de expressões e sente que está envelhecendo o seu aspecto, é interessante considerar o laser.
Na área da dermatologia o laser tem sido cada vez mais utilizado, constituindo boas alternativas de tratamento ou até mesmo a única opção para algumas patologias.
A indicação do tipo de laser a ser usado vai depender de avaliação criteriosa do profissional que acompanha o paciente e a este devem ser informados os benefícios e os riscos do tratamento.
A seguir está uma tabela com as principais indicações do uso do laser em dermatologia:
Laser em lesões pigmentadas:
Pode ser utilizado na remoção de pigmentos exógenos e na remoção da melanina que é o pigmento acastanhado que dá cor à pele e que em algumas situações podem originar manchas na pele.
A luz do laser, sem lesar a pele, irá atingir diretamente o pigmento, promovendo sua quebra e absorção pelo organismo.
Por isso, deve-se escolher um aparelho de laser que tenha comprimento de onda específico para a cor do pigmento a ser destruído.
Pigmentações exógenos:
- tatuagens amadoras e profissionais
- maquiagem definitiva
- tatuagens traumáticas (p.ex: impregnação de asfalto após um acidente)
Pigmentações endógenas:
- efélides (“sardas”) ,
- melanoses solares (“manchas de sol”),
- Nevo de Ota ,
- hiperpigmentação pós-inflamatória.
Laser em lesões vasculares:
O laser é uma excelente indicação no tratamento de lesões vasculares.
- hemangiomas
- telangectasias (dilatações vasculares)
- granuloma piogênico (tumor benigno de provável origem vascular)
- rosácea
- estrias recentes (vermelhas)
Laser em lesões cirurgia dermatológica:
O laser pode ser usado na retirada de tumores benignos da pele.
- verrugas virais
- queratoses seborreicas
- xantelasmas (depósitos de gordura nas pálpebras)
- cicatrizes
- quelóides
- blefaroplastia e para transplante de cabelo.
Resurfacing (Peeling a laser):
Os lasers utilizados no tratamento do envelhecimento cutâneo e de cicatrizes de acne agem de maneira diferente, promovendo destruição das camadas superficiais da pele, melhorando a textura e o relevo da pele.
Com os lasers pode-se corrigir cicatrizes de acne, realizar blefaroplastia e tratar o fotoenvelhecimento diminuindo rugas e sulcos.
O “resurfacing” pode ainda ser associado a técnicas de preenchimento de sulcos bem como a aplicação de toxina botulínica para diminuição de rugas.
A Formularium possui várias fórmulas para serem usadas pré e pós laser, que potencializam o efeito e minimizam os riscos deste tratamento.
São fórmulas para minimizar a dor, para melhorar a recuperação da pele, para fazer clareamento seguro, e até mesmo proteção solar de forma diferenciada, específica para usar após procedimentos.
Em suma, elas são desenvolvidas em conjunto aos profissionais de saúde, buscando sempre um produto de qualidade que forneça o máximo de benefício para você.
Consulte seu médico, melhore sua auto-estima com o laser.
Como a farmácia de manipulação pode te ajudar?
Neste artigo, vimos a importância de cuidar da sua pele e como isso pode ser feito, para evitar que a sua idade de pele aparente ser maior do que é.
Além disso, para garantir um tratamento seguro e efetivo, consulte sempre um médico para obter orientações específicas e personalizadas para suas necessidades individuais.
A Formularium pode ajudar na manipulação de medicamentos parar suavizar linhas de expressões, rugas e manchas.
Outra coisa: proporcionamos através da linha de ativos, medicamentos e dermocosméticos um tratamento muito mais seguro, já que os componentes da sua fórmula são exclusivos do paciente.
Entre em contato com a nossa equipe via WhatsApp para saber mais e tirar todas suas dúvidas!
- Suplementos para academia: dicas para quem vai malhar
- Tipos de estrias: quais são e os tratamentos mais indicados
- Qual é a verdadeira idade da sua pele?