Com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células cancerígenas, vários medicamentos extremamente potentes são utilizados para controlar os efeitos da quimioterapia na pele, um dos locais mais impactados pelo principal tratamento de combate o câncer. 

Geralmente administradas pela veia, as substâncias são levadas para todas as partes do corpo através da corrente sanguínea e podem causar uma série de efeitos colaterais no corpo. Com diferentes intensidades, as desordens podem variar de pessoa para pessoa. 

Contudo, alguns efeitos da quimioterapia na pele são muito comuns na maioria dos casos.

Continue a leitura e entenda mais sobre essas desordens cutâneas. Listamos as 5 principais e indicamos os cuidados mais importantes. 

Vamos lá?    

Quais são os efeitos da quimioterapia na pele?

Dos efeitos causados pela quimioterapia, a queda dos cabelos e dos pelos do corpo está entre os mais conhecidos. No entanto, a pele do paciente também é afetada pelo processo. Confira a seguir as 5 consequências que mais se destacam:

Pele Sensível, ressecamento e coceira

As proteções naturais da pele tendem a ser agredidas pelos medicamentos da quimioterapia, provocando ressecamento, coceira e vermelhidão. Com isso, feridas podem aparecer e, se não forem tratadas, podem infeccionar e tornar necessária a pausa do tratamento do câncer. 

O paciente também pode ficar mais sensível ao sol e se queimar com mais facilidade, independentemente da cor da sua pele. 

Paroníquia e Melanoníquia

As unhas são anexos cutâneos que fazem parte do aparelho ungueal e também podem ser afetadas pela quimioterapia. Uma faixa longitudinal pigmentar – castanha ou preta –  pode aparecer sobre elas, assim como bandas assimétricas, bordas laterais borradas ou irregulares.

Síndrome de Steven Johnson e necrólise epidérmica tóxica

Inicialmente, os sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como cansaço, tosse, dor muscular, febre, garganta inflamada e dor de cabeça. 

Entretanto, manchas vermelhas aparecem no corpo e acabam se espalhando por toda a pele, além de bolhas e feridas nas membranas mucosas. Outros sintomas que podem surgir, se destacam:

  • Vermelhidão e queimação nos olhos;
  • Inchaço do rosto e da língua;
  • Dificuldades para respirar;
  • Dor ou sensação de queimação na pele;
  • Feridas nos lábios, interior da boca e pele.

Erupção cutânea e hiperpigmentação

No caso da erupção cutânea, manchas vermelhas e escamosas podem aparecer pelo corpo. Os principais sintomas são: 

  • Vermelhidão e coceira;
  • caroços e bolhas na superfície;
  • Urticária;
  • Descamação ou dor.

Já o aumento da pigmentação da pele – devido à produção excessiva de melanina, pode aparecer com duas ou três semanas após início do tratamento. Geralmente, desaparece entre 10 e 12 semanas após o término da quimioterapia.

Alopecia

Quando o assunto é quimioterapia e efeitos na pele, a alopecia é um dos efeitos colaterais mais conhecidos: trata-se da queda dos cabelos. Contudo, a queda dos pelos dos braços, axilas, região pubiana, pernas, rosto e demais partes do corpo também ocorre.

Dicas de cuidado para prevenir os efeitos da quimioterapia na pele

Uma vida equilibrada auxilia nos efeitos da quimioterapia na pele

Uma vida equilibrada auxilia nos efeitos da quimioterapia na pele

Assim como todo o organismo do paciente passa a necessitar de cuidados especiais durante o processo de quimioterapia, a pele também necessita de cuidados. Por mais que os efeitos colaterais e manchas na pele da quimioterapia não sejam fatais, é preciso ter atenção aos sinais.

Portanto, contar com um elenco de produtos nesse processo é fundamental. Além de melhorar a qualidade de vida do paciente, os cuidados podem aumentar a sua adesão ao tratamento. 

Pensando nisso, listamos dicas importantíssimas para manter os cuidados com a pele durante a quimioterapia. São elas:

  • Mantenha a hidratação da pele para evitar ressecamento: prefira cremes específicos para cada parte do corpo (mãos, para os pés, pernas, rosto, lábios e demais partes) que não contenham corantes. Manter a pele hidratada ajuda a diminuir o risco e a intensidade de queimaduras.
  • Tome cuidado com exposição solar e sempre use filtro solar: mesmo em dias nublados, esse cuidado é indispensável. Use um filtro com FPS mais elevado e dê preferência aos chamados filtros físicos, que são menos agressivos. Se necessário, use um chapéu ou um boné para proteger o seu couro cabeludo também.
  • Utilize roupas leves e que cubram a pele: a pele fica mais sensível a raios solares durante o tratamento. Portanto, além do protetor solar, use roupas leves e de algodão, que não fiquem em atrito com as superfícies e que cubram o corpo também são uma ótima forma de proteger a pele contra os raios UVA. Além disso, as meias e os calçados também precisam ser confortáveis e nada apertados.
  • Lembre-se de evitar produtos químicos e com álcool: perfumes, enxaguantes bucais e demais produtos químicos que contêm álcool podem ser mais agressivos para a pele durante a quimioterapia. Assim como você vai precisar evitar alimentos com pimenta e temperos fortes, será necessário optar por produtos, sabonetes e loções neutras.
  • Tome muito cuidado ao barbear ou depilar: não repita a lâmina e não compartilhe com ninguém. Além disso, faça o processo com calma e com muita atenção para não machucar a pele.
  • Procure não remover as suas cutículas: as unhas são alvo fácil da quimioterapia. Portanto, como ficam mais sensíveis e propensas à infecção, é fundamental mantê-las sempre curtas para evitar o depósito de germes, limpas e com a proteção das cutículas. Além de não removê-las, é importante manter todas elas bem hidratadas. No mais, tenha preferência por esmaltes hipoalergênicos e, assim como o removedor de esmaltes, não use continuamente, para evitar o excesso.
  • Tome banhos rápidos e evite água muito quente: temperaturas muito elevadas podem machucar a pele. Procure tomar banhos mais rápidos e com água morna ou fria para evitar o ressecamento.
  • Faça acompanhamento constante com o dermatologista: durante a quimioterapia, o acompanhamento de uma profissional será indispensável. Além de ser fundamental que os produtos sejam ideais para manter os cuidados com a pele, os métodos e a frequência também precisam ser ideais.

Quais produtos podem ajudar a manter os cuidados com a pele?

Na hora de elencar os produtos certos que auxiliarão nos cuidados diários com a pele durante o tratamento de quimioterapia, toda atenção será necessária. Afinal, não é qualquer produto que pode ser utilizado. Hidratantes comuns do mercado, por exemplo, podem não ser suficientes e não assegurar os efeitos desejados. 

Águas termais, loções, sabonetes, espumas e os demais produtos precisam ter a composição ideal para serem usados na pele que estará mais sensível. Precisam estar livres de etoxilados, conservantes, corantes, tensoativos irritantes e não podem conter álcool.

Hidratantes para as mãos 

Cremes hidratantes específicos para as mãos que contenham manteiga de karité, óleo de maracujá e vitamina E são excelentes para prevenir o ressecamento da pele. 

Em conjunto, essas propriedades proporcionam um toque agradável, melhoram a consistência das emulsões. Ademais, ajudam na hidratação e cooperam na cicatrização da pele, além de possuírem uma ação calmante. 

Hidratante para a face e para o corpo

Os cremes hidratantes para a face e para o corpo precisam ser eficazes na hora de melhorar a coceira e a descamação. Portanto, precisam contar com os componentes certos para assegurar as ações anti-inflamatórias, anti-irritantes e analgésicas. 

Extrato de portulaca, portulaca oleracea – planta rica em Ômega-3 – e aveia coloidal são alguns dos componentes que cuidarão bem da pele.

Outros cosméticos que podem ajudar a manter os cuidados com a pele durante a quimioterapia são cremes clareadores compostos com óleo de semente de uva,  vitamina B3 e clareadores vegetais que possuem ação anti-inflamatória, antimicrobiana, anticarcinogênica e antioxidante. 

Assim, manchas na pele da quimioterapia poderão ser eliminadas sem terem que passar por nenhum tipo de estresse.

Hidratante para os pés

Para prevenir o ressecamento, melhorar a consistência das emulsões e a textura cutânea, hidratantes que possuem óleo de maracujá, vitamina E e ácido salicílico são os mais indicados para os pés. 

Em conjunto, esses componentes possuem ação queratolítica e antimicrobiana.

Para o banho

Espumas, loções, shampoos e cremes precisam ser formulados sem conservantes e corantes. Devem contar com substâncias leves e que não agridem ou irritam a pele. Assim, poderão proporcionar a limpeza e hidratação cutânea que a pele necessita. 

Protetor Solar

Com a composição ideal — sem quaisquer filtros químicos ou substâncias polêmicas —, o filtro solar será capaz de proteger a pele da radiação solar, como a produção de radicais livres, estresse oxidativo e desnaturação de proteínas.

E mais: conseguirá, ainda, prevenir o envelhecimento precoce e danos à estrutura da pele, atrofia ou hiperqueratose cutânea UV-induzida, além de outras doenças e neoplasias cutâneas.

Como a Farmácia de Manipulação pode te ajudar?

Recuperar e cuidar da vitalidade da pele será indispensável durante todo o tratamento.  Trata-se de buscar uma qualidade de vida maior e um bem-estar mais efetivo do paciente para além do momento da quimioterapia.

A farmácia de manipulação pode atuar em conjunto com o profissional responsável pelo tratamento do paciente oncológico, manipulando vitaminas e demais componentes de acordo com a necessidade individual de cada paciente. Conte com o apoio e orientação da Formularium!

Farmácia de Manipulação Formularium