Você já ouviu falar no Efeito Sanfona?

Bom, esse efeito tem relação com o fato de muitas pessoas desejarem emagrecer rapidamente.

E, para isso, é comum investirem em dietas muito restritivas, nada saudáveis e difíceis de serem sustentadas por longos períodos.

Dessa forma, elas perdem peso, mas logo abandonam a dieta e recuperam todos os quilos eliminados novamente, ou até ganham alguns extras!

Por isso, emagrecer e engordar de forma cíclica pode trazer muitos malefícios para a saúde física e mental das pessoas.

Pensando em sua saúde, nós da Formularium preparamos esse blog explicando melhor o ciclo do efeito sanfona, seus malefícios e como combater esse mal para seu organismo.

Boa leitura!

O que é o Efeito Sanfona e por que é prejudicial para o organismo?

Como podemos perceber, chamamos de rebote ou efeito sanfona quando a pessoa engorda e emagrece em ciclos.

Geralmente, esse quadro aparece associado a dietas muito restritivas e com foco na perda de peso acelerado. Observe abaixo a ilustração que resume bem o ciclo do efeito sanfona:

ciclo do efeito sanfona

Dessa forma, o problema das dietas que são extremamente limitantes é que elas dificilmente são mantidas por um longo período de tempo – seja pela dificuldade ou pela deficiência de nutrientes que algumas podem provocar.

Então, o que acontece é que a pessoa que fez a dieta pode até perder muito peso.

Mas, quando voltar aos seus hábitos alimentares anteriores, provavelmente irá recuperar o peso perdido, com a chance de ganhar alguns quilos extras.

Os perigos do efeito sanfona para o organismo

O que muitas pessoas não sabem do efeito sanfona é que: essa alteração constante entre perda e ganho de peso em pouco tempo é extremamente prejudicial a saúde. 

Segundo um estudo realizado pelo Journal of Clinical Endocrinology e Metabolism, o efeito sanfona contribui para o aumento da atividade inflamatória do corpo, além de aumentar o risco do aparecimento de doenças, como diabetes e problemas cardiovasculares.

Além disso, não podemos deixar de mencionar que o efeito sanfona também altera o metabolismo e a perda de massa muscular.

Isso acontece porque, quando a pessoa se submete a dieta ela perde gordura e massa magra, mas, quando volta a alimentação desregrada ganha apenas gordura. 

Um exemplo disso: em um estudo realizado com 3.678 participantes foi visto que quanto mais alta era a variação média de peso, mais elevados eram os níveis de pressão arterial, a perda de massa muscular, queda na imunidade e aumento do colesterol.

Como evitar o efeito sanfona

Primeiramente, a melhor estratégia para evitar o Efeito Sanfona é focar em uma alimentação equilibrada e saudável, orientada por profissional da nutrição.

Vale ressaltar que: isso não significa comer menos, mas optar por refeições mais saudáveis e livres de produtos ultra processados. 

Além disso, a prática regular de exercícios físicos também auxilia na manutenção do peso e no equilíbrio do organismo.

Dessa forma, é preciso criar consciência de que não existe dieta milagrosa, porque a chave do sucesso para o emagrecimento é a adoção de hábitos saudáveis.

Por isso, pratique mais atividades físicas e adote uma reeducação alimentar acompanhada de uma nutricionista.

Consequentemente, esse processo resulta em uma perda gradual de peso, que permite que o seu corpo vá se adaptando aos poucos a sua nova condição.

Porém, também é essencial lembrar que você deve se manter vigilante! É comum que, depois de atingir o peso ideal, as pessoas percam o controle e voltem à rotina de excessos.  

efeito sanfona

Converse com a sua nutricionista sobre ativos que podem ajudar no processo de emagrecimento

É fato que cada organismo reage às dietas de um jeito. E, em alguns casos, os pacientes podem optar pelo uso de ativos farmacêuticos que podem ajudar na perda de peso.

Mas, atenção! O uso desses produtos deve ser feito apenas com o acompanhamento de um profissional da saúde capacitado, que será capaz de introduzir o uso desses ativos, equilibrando-os com a sua dieta e práticas de exercícios físicos.

Pensando nisso, vamos listar aqui alguns ativos farmacêuticos que já são utilizados por nutricionistas:

Morosil®

O Morosil® age diretamente nas células de gordura e ajuda na regulação das disfunções dos adipócitos, com redução do tamanho das células adiposas e aumento da sensibilidade à insulina.

Além disso, sua ação antioxidante auxilia o metabolismo e contribui para a perda de peso.

Raffermine®

O Raffermine® é um agente firmador dérmico de origem vegetal, obtido do extrato hidrolisado de membranas Glycine soya, com alto teor de glicoproteínas e polissacarídeos, que reestruturam a derme e conferem um efeito firmador imediato e prolongado.

Além disso, o Raffermine® também otimiza a elasticidade cutânea pela ação inibitória sobre elastases e reestrutura a derme, organizando as fibras colágenas.

Dimpless® + Liporeductyl® + Nocturshape®

  • Dimpless® é o único ativo de uso oral com ação comprovada no combate a celulite. Derivado do melão de Cantaloupe, o Dimpless ajuda a melhorar a aparência geral da pele devido ao seu elevado poder antioxidante;
  • Liporeductyl® é um ativo composto por substâncias e extratos anticelulíticos, que inibem a formação do tecido adiposo. Além disso, ele elimina os subprodutos da peroxidação lipídica, ativa a microcirculação e estimula a lipólise;
  • Nocturshape® é um exopolissacarídeo obtido por biotecnologia de um plâncton que promove redução dos níveis de noturnina, controlando a adipogênese e diminuindo o depósito de gordura, agindo diretamente na redução da celulite.

Sinetrol®

Além de auxiliar na perda de peso, o Sinetrol também aprimora o desempenho físico. 

Esse ativo, principalmente na quebra de gordura, leva o indivíduo a perder peso.

Mas, mesmo sendo um produto de origem vegetal, ele deve ser utilizado com moderação e orientação médica ou de um farmacêutico.

InSea2®

Por último, este ativo é o primeiro bloqueador de carboidratos capaz de agir nas duas principais etapas de absorção de carboidratos presentes no organismo. 

Além disso, ele age reduzindo a digestão e assimilação de amido e açúcar, resposta glicêmica normal que ocorre após uma refeição, bem como o pico de insulina associada à ela, ajudando a manter a sensibilidade à insulina saudável.

Como a farmácia de manipulação pode te ajudar?

Como vimos no conteúdo, o efeito sanfona é muito prejudicial à saúde. Por isso, sempre que optar por dietas e formas de emagrecimento é de extrema importância buscar orientação e acompanhamento médico, além de realizar exercícios físicos.

Além disso, sempre sob a orientação de um profissional de saúde, a farmácia de manipulação pode auxiliar você em um emagrecimento saudável e efetivo, fornecendo os ativos citados anteriormente, levando em conta as necessidades individuais do seu organismo.

Para isso, a Formularium conta com uma equipe farmacêutica capacitada e pronta para atender você e tirar todas as suas dúvidas sobre a manipulação e ingestão de ativos emagrecedores. E, novamente consideramos, consulte sempre seu médico!

Em prol da sua saúde, na Formularium também te ajudamos a ter um tratamento de qualidade ao desenvolver dermocosméticos especializados e com matéria-prima de excelência.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o que a farmácia de manipulação pode te ajudar? Entre em contato com nossa equipe no WhatsApp agora mesmo!

Farmácia de Manipulação Formularium