O que vem à sua mente quando falamos em aumentar a imunidade? O nosso corpo está constantemente exposto a diversos micro-organismos. Eles estão tanto no ambiente onde vivemos como no nosso próprio organismo.
No entanto, na maioria das vezes, esses micro-organismos não são ruins para nós. E alguns deles até colaboram em funções fisiológicas do nosso corpo.
Por outro lado, existem alguns micro-organismos que podem causar doenças e até mesmo matar.
E é justamente para combater estes micróbios que o nosso corpo possui um sistema de defesa: o sistema imunológico.
Logo, quando fortalecemos a imunidade, ajudamos o nosso organismo a prevenir o desenvolvimento de doenças além de ajudar no combate das que já se manifestaram.
Para te ajudar nessa missão, separamos 7 dicas importantes para você aumentar a imunidade. Venha conferir!
1. Alimentação saudável
A alimentação é fundamental para para uma boa imunidade. Além disso, alguns nutrientes encontrados nesses alimentos contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Vamos conhecê-los e descobrir em quais alimentos podemos encontrá-los?
- Vitamina E: encontrada nas sementes de girassol, oleaginosas como avelã, amendoim, amêndoas, pistache e etc;
- Vitamina A: em alimentos manga, espinafre, melão, acelga, pimentão vermelho, brócolis, alface e ovo;
- Vitamina C: presente em frutas cítricas como laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango, e também no melão, mamão, manga, kiwi, brócolis, tomate, melancia e batata com casca;
- Ômega 3: presente em peixes como sardinha, salmão, arenque, atum, além de sementes de chia, nozes e linhaça;
- Zinco: encontrado em ostras, camarão, carne bovina, frango, peru e peixe;
Incluir estes alimentos na sua alimentação de forma diária e regular é fundamental para garantir os benefícios de seus nutrientes. Além disso, evite consumir alimentos gordurosos como fast food ou ricos em açúcares. Dando preferência a alimentos frescos e sem agrotóxicos.
2. Tome sol todos os dias
A Vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio nos ossos e ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Ela é produzida pela pele, sendo que mais de 90% dessa produção vem através da exposição solar habitual. Algo extremamente importante para que o nosso organismo consiga sintetizar a vitamina.
Os médicos recomendam que a exposição à luz solar aconteça pela manhã até às 10h, ou depois das 15h. Períodos em que a incidência dos raios solares são menores e melhores para a saúde da pele.
3. Pratique exercícios físicos regularmente
A prática regular de exercícios físicos é excelente para a saúde mental e física. Nesta última, podemos incluir o aumento da imunidade. Sabe por quê?
Quando nos movimentamos, aumentamos a nossa frequência cardíaca. Ela, por sua vez, faz com que as células imunes saiam de seus pontos de espera e circulem pelo nosso corpo.
Inclua em sua rotina cerca de 30 a 90 minutos por dia de exercícios físicos e aproveite os benefícios.
4. Cuide da qualidade do seu sono
Além de descansar o seu corpo e a sua mente, uma boa noite de sono também é fundamental para um sistema imunológico fortalecido.
É enquanto dormimos que o nosso corpo produz hormônios fundamentais que são responsáveis por regenerar as nossas células de defesa, além de fortalecer o sistema imune. Se esforce para conseguir dormir de 6 a 8 horas de sono por noite.
5. Evite o consumo de bebidas alcoólicas
O consumo de bebidas alcoólicas de qualquer tipo são extremamente nocivas para a imunidade. Quando bebidos regularmente, podem diminuir drasticamente o número de linfócitos T periféricos e linfócitos B periféricos — fundamentais no reconhecimento e destruição de corpos estranhos.
6. Não fume
O cigarro é um dos principais inimigos do seu sistema imunológico. Isso acontece porque o consumo regular do cigarro desencadeia uma série de inflamações respiratórias, além de reduzir a capacidade respiratória do pulmão.
O que faz com que os fumantes estejam mais propensos a desenvolver doenças respiratórias ou agravar quadros já existentes.
-
Reduza o estresse cuidando da sua saúde emocional
Cada vez mais estudos surgem apontando a relação entre a saúde mental e emocional com a saúde física. O estresse, por exemplo, além de baixar a imunidade pode ajudar a desenvolver várias doenças.
Isso acontece porque pessoas estressadas vivem em uma constante montanha russa emocional. O que faz com que o corpo produza hormônios desenfreadamente causando um desequilíbrio em todas as nossas funções orgânicas.
O que, na maioria dos casos, faz com que as defesas do corpo precisem de mais tempo para entrar em ação.
Como a farmácia de manipulação pode ajudar?
A farmácia de manipulação pode atuar em conjunto com um profissional da saúde. Manipulando vitaminas e suplementos de acordo com a necessidade individual de cada paciente.
Além disso, nos casos em que a pessoa deseja combater o estresse e ansiedade, a farmácia de manipulação também pode oferecer óleos essenciais, fitoterápicos e florais de bach. Produtos naturais que ajudam a restabelecer o equilíbrio do organismo.