A dermatite e psoríase são doenças facilmente confundidas, pois seus sintomas são muito semelhantes. No entanto, existem diferenças entre ambas doenças que, uma vez identificadas, tornam a diferenciação mais fácil.
Por isso, preparamos este conteúdo completo no qual você entenderá tudo sobre a diferença entre dermatite e psoríase. Acompanhe a leitura!
Entenda a diferença entre dermatite e psoríase
Embora apresentem aspecto e alguns sintomas parecidos, a diferença entre a dermatite e psoríase reside, sobretudo, no formato das manchas e em suas complicações.
Contudo, existem outros fatores que caracterizam cada doença. Confira mais detalhes a seguir:
O que é dermatite?
A dermatite é uma inflamação cutânea não contagiosa caracterizada pelo surgimento de lesões e coceiras na pele, trata-se de uma doença cutânea e hereditária de origem desconhecida – podendo aparecer entre membros da mesma família acompanhada de asma ou rinite.
A inflamação pode aparecer ou ser desencadeada por fatores que causam reação alérgica. Alguns deles são:
- Poeira;
- Pelo de animais;
- Estresse;
- Condições ambientais;
- Entre outros.
Os sintomas da dermatite dependem do estágio da doença, sendo que os principais costumam ser:
- Pele seca;
- Coceira, que pode variar de leve a intensa;
- Lesões avermelhadas com pequenas bolhas no local;
- Descamação;
- Surgimento de placas salientes em áreas secas.
O que é psoríase?
A psoríase é uma doença autoimune crônica, inflamatória e não contagiosa de pele que desencadeia manchas avermelhadas na pele recobertas por uma crosta esbranquiçada, que lembra escamas.
Por ser uma doença autoimune, as células de defesa liberam substâncias inflamatórias que causam a dilatação dos vasos sanguíneos e direcionam outras células de defesa do corpo.
Esse sistema consiste em um ataque inflamatório que acarreta uma rápida proliferação das células da pele.
Embora exista uma predisposição genética, a causa da doença é desconhecida. E, assim como a dermatite, a inflamação também pode surgir quando o paciente é exposto a alguns gatilhos.
No caso da psoríase, por sua vez, a doença pode ser resultado de fatores ambientais ou emocionais, a baixa imunidade que também pode desencadear os sintomas.
Além disso, a doença é cíclica, tendo períodos de melhora ou piora, sendo que seus sintomas dependem do estágio da doença. São eles:
- Manchas avermelhadas ou rosadas recobertas por escamas esbranquiçadas;
- Coceira;
- Pele ressecada;
- Sensação leve de queimação e dor, em alguns casos.
Psoríase ou dermatite? Saiba como diferenciar
Em ambas doenças, a coceira e a vermelhidão são sintomas comuns; porém, no caso da Psoríase, ocorre uma sensação de queimação. Na Psoríase, inclusive, as manchas vermelhas possuem uma delimitação mais intensa e em placas.
Outra diferença entre Dermatite e Psoríase reside na possibilidade de cura da doença, uma vez que a Psoríase não tem cura, mas responde bem aos tratamentos. A Dermatite, por outro lado, possui remissão prolongada em 60% dos casos.
A Psoríase ou Dermatite podem apresentar complicações. As principais da Dermatite, por exemplo, são:
- Problemas oculares;
- Neurodermite;
- Febre do feno;
- Problemas do sono;
- Infecções de pele.
Agora a psoríase pode causar:
- Problemas cardiovasculares;
- Obesidade;
- Pressão alta;
- Doença renal;
- Doenças autoimunes;
- Mal de Parkinson;
- Síndrome Metabólica;
- Artrite psoriática.
Com relação ao diagnóstico, a Psoríase ou Dermatite costumam ser diagnosticadas pela avaliação clínica no próprio consultório com dermatologista, porém o médico pode solicitar uma biópsia na Psoríase, dependendo do caso.
Outra diferença entre Dermatite e Psoríase reside em alguns pontos do tratamento. O principal objetivo do tratamento da Dermatite é reduzir a inflamação da pele, controlar a coceira e prevenir as recorrências ou até alcançar a remissão prolongada.
Portanto, o médico dermatologista costuma prescrever corticoides tópicos para serem aplicados diretamente na pele. Imunossupressores sistêmicos e terapia biológica são indicados em casos mais graves, ao passo que a fototerapia é direcionada para casos especiais.
Além disso, é fundamental que o paciente cuide da hidratação da pele com hidratantes prescritos pelo médico dermatologista. Na Psoríase, por sua vez, o tratamento é parecido, isso porque casos leves são tratados com pomadas hidratantes à base de corticoides e casos mais graves também necessitam de imunossupressores sistêmicos, terapia biológica e fototerapia.
No entanto, a diferença entre Dermatite e Psoríase ocorre no processo de tratamento. Na Psoríase é preciso desenvolver um fluxograma de tratamento, que pode evoluir a depender do estágio da doença e o comprometimento da qualidade de vida.
Como a farmácia de manipulação pode ajudar?
A Dermatite e a Psoríase são doenças que possuem tratamento e podem ser controladas com o acompanhamento médico adequado. Sendo assim, a consulta ao dermatologista é fundamental e decisiva para um rápido alívio dos sintomas.
A farmácia de manipulação pode ajudar você a ter um tratamento de qualidade ao desenvolver dermocosméticos especializados e com matéria-prima de excelência.
Os hidratantes, essenciais para tratamento das doenças, podem ser produzidos com fórmula personalizada de acordo com as orientações do médico.
Além disso, as pomadas também podem ser manipuladas, proporcionando um tratamento muito mais seguro, já que os componentes da sua fórmula são exclusivos do paciente.
Ficou interessado em conhecer mais sobre o que a farmácia de manipulação pode te ajudar? Entre em contato com nossa equipe no WhatsApp agora mesmo.