Você já parou para pensar em quantos fatores afetam o aspecto e a saúde das suas madeixas? Convidamos a dermatologista, dra. Gabriela Guerra Penha, para falar sobre cuidados capilares.
Além de responder às dúvidas enviadas para o Instagram da Formularium, ela também deu algumas dicas que você pode fazer em casa.
Conhecendo o seu fio de cabelo
Para entender melhor a importância desses cuidados e porque você deve evitar alguns procedimentos estéticos, conheça mais sobre a estrutura do fio de cabelo.
No que diz respeito a haste, que é o fio de cabelo, sabemos que ela tem três camadas:
- Cutícula
Uma camada mais externa, e tem sua composição 85% de queratina (proteína), lipídios e ceramida. Tem como função proteger o córtex.
- Córtex
Localizado logo abaixo da cutícula, ele é responsável pela resistência dos fios.
Ele permite que, quando quando em contato com produtos com pH alcalino ou ácido, o fio se mantenha elástico. Muitas vezes dobrando de tamanho e retornando ao seu estado anterior sem danificar.
- Medula
A medula é a parte central do fio. Estudos relacionam a medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio. Dando a ela um papel de “direcionador” do novo fio em direção ao poro.
Bate-papo com a dermatologista dra. Gabriela Guerra Penha
P: Até que ponto a queda de cabelo pode ser encarada como algo normal?
R: Para responder a esta pergunta, precisamos entender que o cabelo possui três fases de crescimento. Nela, 80% vai estar crescendo, 0 a 1% vai estar em repouso e 20% caindo.
Ou seja, é normal perder de 100 a 150 fios de cabelo por dia.
P: Como deve ser o cuidado diário?
Comece a higiene do seu couro cabeludo com o shampoo. Ao comprar o produto, lembre-se de escolher um adequado para as características do seu couro cabeludo.
Depois de remover o produto, é importante usar o condicionador. Isso porque o shampoo abre as suas cutículas, deixando-as suscetíveis a quebras e danos. Já o condicionador, vai fechar essas cutículas, protegendo-as durante a escovação.
Também é indicado que, uma vez por semana, você faça uma máscara capilar. Sempre levando em conta o seu tipo de cabelo para saber qual máscara fazer.
P: O que fazer quando a pessoa usa muito babyliss, chapinha ou secador?
Nesses casos, é muito importante que, antes de usar o babyliss, chapinha ou secador, a pessoa passe o protetor térmico.
O protetor térmico sela os fios. Ou seja, ele protege a cutícula para que o calor excessivo não chegue ao córtex da haste.
P: Qual é a diferença entre cabelos secos e cabelos ressecados?
Assim como acontece com os tipos de pele, também existe a diferenciação dos tipos de couro cabeludos. Existem aqueles que são mais oleosos (quando as glândulas sebáceas produzem mais óleo) e os menos oleosos (em que as glândulas sebáceas não produzem tanto óleo).
Quando existe esta dificuldade, é comum que a oleosidade não chegue até a haste do cabelo. Isso faz com que os fios fiquem secos, sem a umectação da hidratação.
Em contrapartida, o ressecamento dos fios acontece por causa de algum dano na haste – seja em decorrência de uma coloração ou uma escova progressiva.
Geralmente esse ressecamento ocorre quando há um dano grande, capaz de afetar a cutícula e o córtex do couro cabeludo.
P: É possível minimizar os cabelos brancos?
R: Sim é possível prevenir os cabelos brancos com cuidados como:
- Proteger os cabelos do sol – os raios UV aumentam o estresse oxidativo.
- Evitar o uso de cigarro – fumar acelera o envelhecimento.
- Relaxar e evitar ambiente ou situação muito estressante – o estresse crônico contribui para o envelhecimento precoce do cabelo.
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 como queijo, ovos,leite, frango, salmão, peru, fígado e outros – eles melhoram a irrigação do bulbo capilar.
P: Existe algum suplemento ou estratégia para minimizar o aparecimento dos cabelos brancos?
R: Dentre os ativos que previnem o cabelo branco podemos citar: Dimpless, PQQ, Greyverse , Vit D, Ômega 3, Selênio, B9 , Metionina e outros.
P:Escova progressiva faz mal para os cabelos?
R: A escova progressiva é um alisamento ácido que pode ser feito com formol ou outras substâncias ácidas.
Ela alia o calor oferecido pelas chapinhas e promove uma reação de termo fusão entre o formol e a queratina, criando uma estrutura polimerizada e hidrofóbica (insolúvel em água). O que deforma as cutículas e cria uma barreira plástica, que não permite a entrada de nutrientes cosméticos no córtex capilar.
Este é o grande problema da escova progressiva. Quando o cabelo está com essa química não permite absorver água, vitaminas e ativos, tornando a fibra capilar ressecada, sem flexibilidade e elasticidade tornando-se quebradiça.
P: A cauterização com ácido lático na composição, prejudica como o formol?
R: A cauterização não alisa os cabelos, o tratamento visa repor a queratina tratando o fio. Já o ácido lático em concentrações mais elevadas tira parte do revestimento protetor de queratina do cabelo, melhorando a capacidade do cabelo de absorver outros ativos restauradores, ou seja, prepara o fio para receber outro tratamento.
Mas quando o intuito é alisar , fique atenta na composição do produto, pois ele nunca vem sozinho e pode ter algum formol disfarçado ou outro ácido pronto para agredir seu cabelo.
P: Dizem que a máscara não fecha a cutícula, por isso o condicionador depois, é verdade?
R: Sim, as máscaras capilares tem como principal função recuperar os fios ressecados e danificados, pois possuem mais ativos hidratantes do que o condicionadores.
Quando utilizamos o shampoo nos cabelos, as cutículas dos fios são abertas para que o produto possa limpar com eficiência, já o condicionador age fechando as cutículas evitando ressecamento e perda de nutrientes.
P: O pH do shampoo importa?
R: Sim, o pH pode interferir no brilho, maciez e saúde dos cabelos. O pH dos fios de cabelo variam de 4,2 a 5,8 e do couro cabeludo 3,8 a 5,6 portanto, é interessante usar um shampoo levemente ácido para manter o equilíbrio dos fios bonitos e saudáveis.
Quer tirar mais dúvidas sobre cuidados capilares?
No Instagram da Formularium você encontra, na íntegra, a live que fizemos em parceria com a dra. Gabriela Guerra Penha.
Ela faz parte do conteúdo especial que produzimos no mês do nosso 34º aniversário e tem como objetivo ajudar você entender e cuidar dos seus cabelos.
Ver essa foto no Instagram
Como a farmácia de manipulação pode te ajudar?
Ela pode ajudar na manipulação de suplementos receitados pela sua dermatologista. Além disso, na Formularium você encontra produtos cosméticos com ativos que promovem a saúde e revitalização dos fios.
Conheça o Neogen™, kit revitalizador de cabelos da Fagron®
A linha Neogen™ Fagron é composta por um kit com quatro produtos – NeoOil™, NeoWash™, NeoCond™ e NeoSerum™.
Todos feitos a base de óleos ricos em nutrientes naturais, elaborados para cuidar do sistema capilar em quatro etapas diferentes:
- Pré-shampoo;
- Shampoo;
- Condicionador;
- Creme intensificador de brilho sem enxágue.
Tire suas dúvidas e faça seus pedidos entrando em contato via WhatsApp.