Você já pensou nos benefícios do chocolate para a sua saúde? Sim, você não leu errado.
Além de ser uma delícia apreciada o ano todo, o doce é rico em vitaminas, minerais, magnésio, ácido oleico e é uma excelente fonte de energia.
A presença do ácido oléico, encontrado no cacau, é interessante para controlar os triglicérides (gorduras) e aumentar o bom colesterol (HDL).
No entanto, ao mesmo tempo que algumas substâncias contidas no chocolate são benéficas para a saúde, ele também oferece riscos.
Com os altos níveis de açúcar e gordura em sua composição, o doce pode trazer malefícios quando consumido em excesso, como aumento de colesterol e diabetes.
Dessa forma, os principais benefícios do chocolate estão diretamente relacionados ao tipo amargo, com 70% ou mais de cacau.
Se você ama essa deliciosa sobremesa, esse texto é indispensável para comer sem culpa. Faça uma boa leitura!
O que significa a porcentagem indicada nos rótulos dos chocolates?
Conforme adiantamos anteriormente, o chocolate benéfico para a saúde vem com uma indicação de 70% ou mais na embalagem. Mas o que isso quer dizer?
Em suma, a porcentagem em uma barra de chocolate refere-se à quantidade real de chocolate feita a partir do grão de cacau.
Ou seja, uma barra de chocolate amargo com um teor de cacau de 70% indica que 70% do chocolate foi feito com ingredientes encontrados exclusivamente no grão de cacau e trinta por cento de outros ingredientes.
Como os benefícios para a saúde estão relacionados ao conteúdo nutricional do cacau, quanto maior esse índice, maior a concentração de:
- fibras;
- ferro;
- minerais;
- antioxidantes;
- polifenóis, entre outros.
Além de nutrientes essenciais para o nosso corpo, os polifenóis e antioxidantes reduzem os radicais livres e o estresse oxidativo no organismo, diminuindo danos celulares que levam ao desenvolvimento de doenças crônicas, como o estresse.
Estresse no dia a dia: tudo o que você precisa saber sobre o mal do século XXI
Benefícios do chocolate amargo
Desde já, existem várias pesquisas que comprovam os benefícios do chocolate.
Uma delas é da Mayo Clinic Health Letter que demonstrou que o chocolate amargo possui níveis elevados de flavonóides e antioxidantes, atuando como um protetor cardiovascular.
Ao mesmo tempo, em artigo publicado na revista Nature, os cientistas afirmaram que a adição do leite ao chocolate pode cortar essa propriedade benéfica.
Confira a seguir os principais benefícios do chocolate amargo para a sua saúde:
Melhora do humor e alívio do estresse
Além das substâncias citadas anteriormente, o chocolate tem em sua composição um aminoácido responsável pela produção da serotonina.
A serotonina é um neurotransmissor responsável por regular e estimular os centros de prazer e bem-estar.
Dessa forma, o doce ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de equilibrar o humor e aumentar o foco.
Afrodisíaco
Em seguida, outro benefício do chocolate amargo está relacionado ao equilíbrio da serotonina e dopamina.
Conforme falamos um pouco mais acima, a serotonina está relacionada aos centros de prazer, bem como a dopamina.
Ademais, essas importantes substâncias das funções cerebrais favorecem a liberação de endorfinas e encefalinas, mediadores químicos relacionados ao prazer.
Chocolate escuro, um amigo do coração
O chocolate escuro é rico em flavonóide e ácido gálico, antioxidantes que ajudam a:
- diminuir a pressão arterial;
- reduzir o risco de coagulação;
- aumentar a circulação sanguínea para o coração.
Dessa forma, o chocolate amargo acima de 70% torna-se um grande amigo do coração, diminuindo assim os riscos de acidente vascular cerebral, doença cardíaca coronária e até mesmo na prevenção do câncer.
Combate os radicais livres
Os antioxidantes presentes no chocolate também combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento.
Ao mesmo tempo, eles ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue e a evitar o envelhecimento prematuro da pele.
Auxilia a memória
Se você está sempre em busca de como melhorar a memória, vai ficar feliz com mais esse benefício do chocolate 70%!
Além de auxiliar o coração, os flavonóides aumentam o fluxo sanguíneo também na região cerebral responsável pela memória.
Cuidado com os exageros
Por fim, vale destacar que para aproveitar todos os benefícios do chocolate 70% ou mais, o recomendado por nutricionistas é a ingestão de 30g por dia.
O excesso do chocolate no período da Páscoa, ou em qualquer época, pode ser prejudicial, principalmente se estes forem ao leite e branco, devido às gorduras saturadas presentes no leite.
Embora os chocolates proporcionem alguns benefícios à saúde, em excesso, o doce pode causar enxaqueca e irritação na pele, no estômago e na mucosa intestinal.
Ao mesmo tempo, vale ficar atento às recomendações de nutrição infantil, uma vez que os pequenos são apaixonados pelo doce.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o recomendado é que crianças de até 2 anos de idade não consumam açúcares.
Já para as crianças maiores de 2 anos, é possível comer chocolates com moderação, desde que com as indicações que citamos ao longo do texto, ou seja, chocolate amargo acima de 70%.
Como a Farmácia de Manipulação pode te ajudar?
Sempre sob a orientação de um profissional de saúde, a farmácia de manipulação pode auxiliar você no preparo de uma fórmula personalizada, levando em conta as necessidades individuais do seu organismo.
Além disso, nossa equipe está à disposição para apresentar as opções de chocolates 70% disponíveis para adoçar a sua vida com saúde!
Conheça dois chocolates funcionais, enriquecidos com nutrientes para aprimorar a manutenção do seu bem-estar, e que você encontra na Formularium:
Calda de Chocolate com Crocus sativus
Sensação de Saciedade e Restaurador do Humor
A princípio, a calda atua como inibidor da receptação de serotonina, agindo através da supressão da fome, diminuindo a compulsividade por refeições desnecessárias, principalmente os doces.
Além disso, entre outros benefícios do chocolate, ele atua na restauração do humor, melhorando a sensação de alerta, comportamento emocional e redução dos sintomas da TPM.
Vale destacar que a calda de chocolate não tem adição de açúcar e o glúten é enriquecido com amido resistente de milho.
Indicações
- Aplicar a calda sobre bolos, pudins, frutas, massas, etc;
- A dose diária do Crocus sativus recomendada é 80 mg, que podem ser distribuídos em duas a três tomadas ao longo do dia, com ou sem alimentos.
Chocolate com Pimenta
A capsaicina, princípio ativo da pimenta, possui ação termogênica, o que faz com que seja uma grande aliada nas dietas de emagrecimento, por ativar o metabolismo.
Ao mesmo tempo, o ativo auxilia em tratamentos de beleza, reduz o colesterol e queima gordura localizada.
Associada ao chocolate, é uma alternativa prazerosa para se seguir um tratamento.
Composição do chocolate
- 54% de cacau;
- Massa de cacau, amido resistente de milho, manteiga de cacau, polidextrose, edulcorantes (maltitol e sucralose), emulsificantes (poliricinoleato de poliglicerol e lecitina de soja) e aromatizante (vanilina).
Indicações
- NÃO CONTÉM GLÚTEN.
- Contém açúcares presentes naturalmente nas matérias-primas. Este produto pode ter efeito laxativo.
Quer saber o que mais a farmácia de manipulação pode fazer por você? Clique abaixo e fale com a gente via WhatsApp.