Dosagem correta de acordo com a necessidade do paciente nem sempre é encontrada na indústria
Os medicamentos manipulados, também conhecidos como magistrais, têm crescido cada vez mais no Brasil e no mundo e costumam oferecer aos pacientes dosagens e formatos personalizados que evitam desperdícios.
A receita pode ser adaptada de acordo com o organismo de cada um. Por exemplo, uma criança ou um idoso que tem dificuldade em engolir, pode encontrar na solução líquida uma saída. O mesmo se diz aos sabores mais palatáveis às crianças.
Os Medicamentos manipulados são utilizados para os mais variados tratamentos desde os dermatológicos até psiquiátricos e cardíacos. Atualmente, no Brasil, existem 5,8 mil farmácias de manipulação que empregam cerca de 17 mil farmacêuticos profissionais. Mais de 60 milhões de receitas são manipuladas por ano no País.
Fundada em 1986 no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, a Pharmacia de Manipulação Formularium vem se consolidando como uma referência no mercado de manipulação de medicamentos. Técnica, atendimento, qualificação dos funcionários e fornecedores, controle de qualidade e conhecimento foram os ingredientes para essa história de sucesso.
A empresa visa dar um atendimento personalizado aos clientes, sempre buscando qualidade nas formulações, rastreabilidade e reprodutibilidade das fórmulas aviadas. Atualmente a Formularium trabalha com um sistema mais amplo que engloba praticamente todas as rotinas da farmácia e especialmente, é utilizado para manter o histórico de cada paciente e monitorar o uso de seus medicamentos.
“O medicamento é personalizado, preparado exclusivamente para as necessidades de cada pessoa. Por exemplo, medicamentos para crianças e idosos podem ser preparados em cápsulas de tamanho especial ou em outras formas farmacêuticas como xaropes e supositórios, para facilitar sua administração. Além disso, algumas pessoas precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo. Quando isto ocorre, o médico pode prescrever uma fórmula com a associação das substâncias. Podemos preparar medicamentos sem conservantes, corantes, aromatizantes e perfumes, para pacientes alérgicos”, conta Paula Molari Abdo, sócia-fundadora e farmacêutica responsável da Formularium.
A empresa também realiza mensalmente campanhas de prevenção de saúde para seus clientes que moram ou trabalham em Pinheiros. Entre as ações educativas, destaque para campanhas de medição da pressão arterial, tratamento de pele para datas específicas como o Dia das Mães, entre outras.
A Formularium é credenciada pelos Hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Hospital 9 de Julho entre outros para suprir a demanda de diversos medicamentos. Além disso, a empresa colabora na pesquisa de novas fórmulas com diversas universidade do País.
zPress Comunicação Corporativa
Jornalista Responsável: Marcos Wojdyslawski MTB 23.696
Rua João da Cruz Melão 392 – São Paulo – SP
Tels. (11) 3207-5961 e 99297-6875
e-mail: zpress@terra.com.br