A Nutreria Formularium realizou no dia 14/02 o encontro Geroproteção e Senolíticos – A Atuação do Nutricionista no Envelhecimento Saudável.

O evento contou com a palestra do Prof. Luiz Moreira que forneceu aos profissionais de nutrição presentes um panorama sobre o envelhecimento da população brasileira. Segundo o cientista, temos hoje 19 mil pessoas com mais de 100 anos no país e esse número deve aumentar significativamente nos próximos anos e décadas. Esse cenário incentiva a indústria da saúde a desenvolver novas soluções e tecnologias para proporcionar um envelhecimento equilibrado e com maior qualidade de vida. “Todos nós envolvidos com a saúde humana temos que saber lidar com essa realidade. O idoso merece alguns cuidados, como medicações sob medida, dieta fracionada para absorver melhor os nutrientes, atividades físicas moderadas, ingestão de frutas, verduras e proteínas, além da diminuição no consumo de sal, açúcar e carboidratos”, revela Moreira.

A dieta do mediterrâneo é bastante indicada. “Acredito que uma dieta equilibrada colabore para reduzir o estresse, a ansiedade e outras doenças. Além disso, uma correta suplementação pode contribuir para suprir as necessidades de nutrientes”, conta o professor. Outros fatores importantes citados por Moreira são evitar a exposição solar, a poluição, o tabagismo e o déficit de sono.

O evento foi realizado no Espaço Fagron, empresa parceira da Formularium Farmácia de Manipulação há alguns anos. “Com o aumento da idade média do brasileiro, o cuidado com a saúde e qualidade de vida deve ser cada vez mais prioritário para todos nós.  Somos bastante criteriosos na seleção dos nossos parceiros e fornecedores. Trabalhamos com vidas humanas e sabemos da responsabilidade de prestar um serviço de excelência”, conta Paula Abdo, farmacêutica responsável pela Formularium.

A empresa Fagron, de origem holandesa, é uma das mais conceituadas distribuidoras de matérias primas para o mercado de farmácias magistrais. Respaldado por estudos científicos, o Compounding Matters da empresa traduz toda experiência da Fagron em formulações individualizadas. O banco de formulações pode ser acessado por profissionais de saúde para encontrar sugestões e indicações adequadas a cada necessidade.

O valor arrecadado nas inscrições para o encontro foi revertido para a Obra Social Nossa Senhora Aparecida de Osasco, que cuida de crianças em situação de risco.