História de empreendedorismo e sucesso acompanha profissionalização do setor no Brasil.
Uma história de sucesso no ramo de farmácias de manipulação completa 30 anos. Trata-se da Formularium, fundada em 1986 pela empresária Paula Molari Abdo no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.
Com um investimento de apenas oito mil dólares, a empresa logo no início, ganhou apoio na divulgação de uma academia de ginástica famosa e alguns médicos. Isso propiciou uma maior estabilidade para o negócio. A farmácia foi crescendo e acompanhando o desenvolvimento do bairro. Nos anos 80 as praças e o comércio da região começaram a se desenvolver e oferecer um pólo mais atrativo aos moradores do bairro. Assim como a Formularium, que tinha apenas uma vaga para estacionamento de automóveis e ocupava apenas parte do andar inferior do prédio. Hoje são dois andares e com estrutura em franca expansão.
Paula Molari Abdo é formada em farmácia pela Universidade de São Paulo e iniciou sua carreira na indústria farmacêutica, mas não se identificou com a atividade. Partiu para ter o seu negócio próprio, por acreditar que empreender lhe daria mais liberdade e realização pessoal e profissional. O crescimento da empresa foi estruturado. No terceiro ano de atividades dobrou a sua área física.
“Nesses trinta anos superamos diversos desafios. Logo no início, em 1987, enfrentamos os desafios da economia brasileira com o Plano Cruzado, algumas matérias-primas importadas ficaram mais difíceis de adquirir, o desenvolvimento de mão de obra para trabalhar na manipulação também é um desafio até hoje. Mas estamos conseguindo vencer os obstáculos. Começamos com três colaboradores, sendo duas sócias que trabalhavam e um office-boy. Hoje somos quase 30 profissionais, sem contar empresas parceiras de controle de qualidade, logística, recrutamento, contabilidade, propaganda, manutenção de hardware, entre outros”, conta a empresária Paula Molari Abdo.
De acordo com a profissional, para se manter no mercado, é fundamental aliar qualidade com a parte comercial, e se adaptar à legislação vigente. “Posso dizer que a farmácia de manipulação se consolidou como uma necessidade da sociedade para a personalização e fornecimento de medicamentos em formas farmacêuticas diferenciadas. É um ramo essencial”, revela.
Hoje a Formularium possui os Selos de Qualidade SQM e ISO-9001 e credenciamento junto ao GAFO (qualificação de fornecedores de um grupo dos maiores hospitais do Brasil). Com o mercado bastante competitivo e a clientela cada dia mais bem informada e exigente, atender com qualidade e rapidez se tornou primordial para a sobrevivência do negócio. A visão de futuro da Formularium vai além disso, como explica a empresária. “Temos uma visão de negócios de tornar-se marca forte de saúde e bem-estar com atendimento à hospitais, atendimento diferenciado a clientes com prestação de serviço e informação. Respeitada por Profissionais de saúde e clientes. Estar entre uma das dez maiores e mais respeitadas farmácias de manipulação de São Paulo.”
Raio X Do Mercado
A farmácia de manipulação no Brasil ganhou força, nos anos 80. Antes, só existia a Botica Ao Veado D´ouro. Ela não era regulamentada, dependia muito do farmacêutico boticário das antigas, para preparar os medicamentos. Com o mercado em expansão e essa geração de farmacêuticos pioneiros da década de 80, a farmácia magistral foi se profissionalizando, ganhou confiança da classe médica e foi fundada a ANFARMAG (associação nacional do farmacêuticos magistrais) em 1986.
A ANFARMAG conseguiu aprovar uma regulamentação somente no final da década de 90, e as exigências ficaram maiores. No início era tudo muito difícil. A importação de matérias primas, os equipamentos, problemáticos. Hoje, já temos importadoras totalmente voltadas ao mercado de farmácias de manipulação, com produtos exclusivos da área, que possibilitam personalização dos tratamentos. A universidade também se adequou às necessidades da farmácia. Existem pesquisas, pós-graduações direcionadas à área e sabe-se que uma farmácia de manipulação não vende apenas ervas e pomadas simples.
zPress Comunicação Corporativa
Jornalista Responsável: Marcos Wojdyslawski MTB 23.696
Rua João da Cruz Melão 392 – São Paulo – SP
Tels. (11) 3207-5961 e 99297-6875
e-mail: zpress@terra.com.br