Assim como acontece com outros tipos de dores crônicas, a dor no quadril se manifesta mais nas mulheres. Porém, ela pode ter uma série de causas, descobrir a correta é a chave para obter o melhor tratamento.
A primeira coisa que deve fazer é avaliar e confirmar o local da dor. A dor pode ser confundida com uma dor nas costas. Normalmente, é muitas vezes sentida na virilha ou no lado de fora da anca, diretamente sobre o local onde temos a articulação do quadril. O médico considera na avaliação a idade do paciente, constituição física e nível de atividade. Por exemplo, se a paciente for uma corredora magra de 20 anos de idade, ou uma avó sedentária de 80 anos de idade, as causas e tratamentos serão bastante diferentes.
As causas mais comuns de dor no quadril em mulheres são:
Artrite. A causa mais comum de dor no quadril crônica em mulheres é a artrite, especialmente osteoartrite, o tipo de desgaste que afeta muitas pessoas à medida que envelhecem. “A bola e soquete começam a se desgastar”. Dor da artrite é muitas vezes sentida na parte da frente da coxa ou na virilha, devido à rigidez ou inchaço na articulação.
As fraturas de quadril. As fraturas de quadril são comuns em mulheres mais velhas, especialmente aquelas com osteoporose (diminuição da densidade óssea). Os sintomas de uma fratura de quadril incluem dor ao se endireitar, ficar de pé, ou se apoiar na perna. Além disso, a pessoa tende a virar o pé para fora, um sinal de que pode auxiliar no diagnóstico preliminar.
Tendinite e bursite. Muitos tendões ao redor do quadril conectam os músculos à articulação. Esses tendões podem facilmente se tornar inflamados se houver sobrecarga de exercícios ou atividades extenuantes. Uma das causas mais comuns de tendinite na articulação do quadril, especialmente em corredores, é a síndrome da banda iliotibial – A banda iliotibial é uma camada densa e fibrosa de tecidos conectivos, que tem origem na parte superior (aquela protuberância óssea na região anterior do tronco) e se dirige para baixo, pela parte externa da coxa atravessando o lado externo do joelho e se ligando à parte lateral de cima do osso da perna (tíbia). A síndrome é caracterizada pela inflamação da extremidade inferior desta banda. Outra causa comum de dor no quadril em mulheres é bursite. Uma bursa ou bolsa sinovial é uma pequena bolsa cheia de líquido localizada no ponto em que um músculo ou tendão encostam em um osso. As bursas reduzem o atrito entre as duas superfícies em movimento. Existem centenas delas em todo o corpo. Assim como os tendões, estas bolsas podem se tornar inflamadas devido a alguma irritação ou uso excessivo.
Hérnia. Na área da virilha, hérnias femoral e inguinal – por vezes referido como hérnias esportivas – pode causar dor anterior (frontal) de quadril em mulheres. As mulheres grávidas podem ser suscetíveis a hérnia inguinal, devido à pressão sobre a parede de seu abdômen.
Problemas ginecológicos e costas. A dor no quadril em mulheres pode ter causas ginecológicas. Endometriose (quando o revestimento do útero cresce em outro lugar) pode causar fragilidade pélvica. Dor de costas e coluna vertebral também podem se sentidas em torno das nádegas e quadris. A ciática, um nervo comprimido, pode causar dor na parte de trás do quadril – a dor de ciática pode começar na sua parte inferior das costas e se difundir até as nádegas e pernas.
Obtendo Ajuda para a dor nos quadris
O tratamento para a dor no quadril depende do diagnóstico, mas a dor que é causada pelo uso excessivo ou lesões esportivas é muitas vezes tratada com calor, descanso e medicação anti-inflamatória. Para evitar lesões, é importante alongar antes do exercício e usar vestuário adequado, especialmente o calçado.
Excesso de peso pode colocar pressão sobre a articulação do quadril, assim a perda de peso pode proporcionar alívio e ajudar a evitar problemas futuros. Algumas causas de dor no quadril, como fraturas ou hérnias, podem precisar de reparos cirúrgicos. Se a sua dor no quadril persistir, converse com seu médico sobre as possíveis causas e tratamentos.
Para os casos de osteoartrite, é possível o uso de suplementos à base de colágeno tipo II, ácido hialurônico, condroitina e glucosamina. Estudos evidenciam que melhoram a lubrificação da articulação. Alguns fitoterápicos com propriedades anti-inflamatórias também podem ter bom efeito como o gengibre, a garra do diabo e a urtiga. Procure seu médico e trate as causas da sua dor!