Rotinas cada vez mais pesadas e estressantes exigem muito do seu corpo. Mas de onde retirar a energia necessária para executar todas as tarefas do dia a dia? Para a maioria, trabalhar longas horas significa ingerir xícaras e mais xícaras de café, guaraná e ou estimulantes artificiais como energéticos. O problema da ingestão desses produtos é que seus efeitos são de curta duração. Os estimulantes vão fornecer uma energia rápida e satisfatória no momento, mas, após um tempinho, seu corpo se sentirá três vezes mais cansado do que originalmente estava.

Em vez de aumentar a ingestão de cafeína, incorpore certos tipos de alimentos à sua dieta. Além de fortalecer o seu organismo, eles vão te deixar mais saudável, ajudar a diminuir o cansaço e aumentar a sua energia. Alimentar-se mal faz com que seu corpo trabalhe sobrecarregado e sem todos os nutrientes de que necessita para funcionar corretamente. Cansaço, falta de energia, irritação, dificuldade de concentração e baixa imunidade tendem a aparecer com o tempo, afetando bastante seu desempenho e produtividade.

O cuidado começa no supermercado.

Seja consciente e foque em uma boa alimentação. Dê preferência para alimentos saudáveis e práticos, como iogurtes, frutas, cereais e frutas secas. Evite alimentos processados e industrializados, como macarrão instantâneo, nuggets e lasanhas congeladas, por exemplo. Eles estão cheios de conservantes e gorduras prejudiciais. Se você mantiver em sua geladeira e despensa apenas alimentos saudáveis, ficará muito mais fácil manter uma alimentação balanceada.

Note que, aliar a introdução destes alimentos a novos hábitos saudáveis é imprescindível para que você consiga o “impulso energético” que tanto deseja.

Mantenha-se hidratado!

Beber água é fundamental para a sua saúde! Você sabia que a sede pode ser mascarada em forma de fadiga? Às vezes, mesmo uma leve desidratação, pode te deixar cansada e letárgica. A solução é simples: mantenha-se hidratado com as bebidas corretas, como água e sucos. Se você beber álcool, faça-o com moderação. O álcool não só desidrata o organismo, mas também, pode atrapalhar seu sono e causar deficiências de vitamina B.

 

Reserve um tempo para caminhadas.

Pode parecer estranho, mas gastar energia realizando exercícios físicos leves pode te deixar mais disposto e focado! Isso acontece porque se você movimenta seu corpo movimenta também sua mente. Troque a esteira da academia pela caminhada, sem pressa, tranquilo. Você se surpreenderá com as mudanças mentais que irá experimentar.

Tire um cochilo.

Uma boa “soneca”, aliada a uma alimentação saudável ajuda o corpo relaxar, recuperar o ânimo e disposição, aumenta a criatividade e produtividade, reforça o sistema imunológico e ainda pode reverter o impacto hormonal de uma noite de sono ruim.

Neurologistas apontam que uma soneca de 30 a 40 minutos é suficiente para que o seu organismo restaure a função cerebral. Tirar um cochilo, principalmente após uma grande refeição, restaura a energia e a concentração. Melhora o rendimento nos estudos e no trabalho, afastando a nefasta sonolência que tanto atrapalha o rendimento. O sistema cardiovascular também é beneficiado, pois a “sesta” acalma o indivíduo e o deixa menos estressado.

Esse hábito também pode melhorar a fixação das memórias de longo prazo e até prevenir a obesidade, pois regula os hormônios relacionados à saciedade.

Como a farmácia de manipulação pode ajudar?

Você pode aliar os hábitos saudáveis citados ao longo do texto à ingestão diária de compostos manipulados que podem melhorar a sua disposição física e mental. Hoje se sabe, que suplementos à base de Magnésio, aumentam tanto nossa energia muscular, como o desempenho cerebral. Existem também, vários fitoterápicos chamados adaptogênicos ou adaptógenos. São plantas que melhoram a adaptação do organismo ao stress. Muitas são utilizadas há milênios e até empregadas como afrodisíacos e rejuvenescedores. A Rhodiola rosea, por exemplo, é bem interessante, estudos demonstram que aumenta os níveis de serotonina e dopamina, sendo utilizada para melhora da concentração. Cogumelos também têm essa propriedade adaptógena, o Reishi Mushroom (Ganoderma lucidum), por exemplo, além da energia, atua na melhora da imunidade. Ele contribui para que as bactérias intestinais benéficas se desenvolvam mais que as patogênicas. Outros fitoterápicos com essas propriedades: Eleuthero (Eleutherococcus senticosus), Ginseng (Panax ginseng),  Schisandra (Schisandra chinensis), Noni (Morinda citrifolia) Maca peruana, Cordyceps, entre outros.