ARTIGOS • VETERINÁRIA
Otite Externa em Cães
Otite externa é uma infecção geralmente causada por bactérias ou leveduras, que gera inflamação e dor no canal auditivo do animal. Foi realizado um estudo mostrando que o óleo essencial de Melaleuca alternifolia a 5% pode ser utilizado como tratamento para otite.
Leveduras em Cães
As ações dos beta glucanos derivados de levedura vem sendo estudadas uma vez que mostram-se benéficas no tratamento de algumas doenças e forte imunomodulador. Foram avaliados o uso de beta glucanos em cães com doença inflamatória intestinal e com osteoartrite e concluíram que, no primeiro caso, a suplementação melhorou o quadro inflamatório reduzindo os sinais clínicos e no segundo caso, a suplementação levou a redução da dor.
Fator de Crescimento Epidérmico em Cães
A cicatrização é um processo que possui 3 etapas: inflamação, proliferação e remodelação. Sabe-se que os fatores de crescimento são importantes no processo de cicatrização, atuando em diversas etapas. O EPIfactor é composto por peptídeos, que estimulam a resposta fisiológica, melhorando o processo de cicatrização e regeneração.
Fobias de Ruídos
Alguns animais desenvolvem Fobia de Ruídos quando expostos a alguns estímulos sonoros como trovões, fogos de artifício sendo caracterizada por medo e ansiedade permanente. A terapia farmacológica com buspirona é comumente utilizada em conjunto com técnicas de modificação comportamental em cães com distúrbio de comportamento.
Uso de Gabapentina em Felinos
Alguns felinos sofrem de uma condição conhecida como dor neuropática, na qual o animal sente dor e desconforto com um simples toque. Embora a administração de medicamentos a animais seja difícil, há estudos que comprovam o uso da gabapentina sendo eficiente na redução do sofrimento do animal com osteoartrite e lesões musculoesqueléticas.
Hipertireoidismo Felino
O hipertireoidismo é uma doença causada pelo excesso de hormônios T3 e T4 em felinos. A hipersecreção de hormônio pode ser causada por diversos fatores como ambiente, nutrição, infecções e idade avançada. O tratamento farmacológico de escolha para essa patologia é o metimazol mas outras alternativas como tireoidectomia e terapia com Iodo 131 são opções para tratamento.
Ômega-3 em Cães com Ceratoconjuntivite Seca
A ceratoconjuntivite seca é uma doença ocular caracterizada pelo ressecamento da conjuntiva, causada pela deficiência na produção de lágrima. Alguns estudos realizados mostram que o uso de Omega 3 associado com colírio de Tacrolimus 0,03% melhora a eficiência do colírio, sendo utilizado no tratamento da ceratoconjuntivite seca.
Novo Ativo para Redução do Odor Fecal
Champorus® é um ativo extraído do cogumelo branco comestível e possui alto teor de nutrientes como fibras dietéticas, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais essenciais. Foi realizado um estudo que comprova a ação desodorante das fezes e do mau hálito do animal.
Dor Pós-Operatória
A dor neuropática é muito comum em animais, sendo difícil de diagnosticar e leva ao sofrimento do animal. A terapia analgésica de escolha pelos veterinários é o uso da gabapentina, uma vez que estudos vem demonstrando eficiência na redução do sofrimento do animal.
Complexo Gengivite Estomatite Felina
CGEF é uma inflamação que ocorre na cavidade oral do gato, fazendo com que o animal sinta dor. A terapia farmacológica escolhida para esse tratamento é o uso da clindamicina, doxiciclina, ciclosporina oral e lactoferrina, sendo a última, eficiente na melhora do sistema imunológico do animal.
Uso da Gabapentina na Dor Neuropática em Cães
Alguns animais apresentam um processo crônico de dor, com surgimento de hiperalgesia, parestesia e dor espontânea. Os analgésicos comuns geralmente não são efetivos para a melhora da dor, sendo necessário o uso de medicamento como a gabapentina para aliviar o sofrimento do animal.
Hipertensão Arterial Pulmonar
A hipertensão arterial pulmonar é uma doença causada por diversas doenças preexistentes como tromboembolia, neoplasias, cardiopatia congênita, entre outras. O tratamento da hipertensão arterial pulmonar consiste em reduzir a pressão pulmonar e a sobrecarga cardíaca e o melhor medicamento para isso é o sildenafil.