Saiba mais sobre a doença que mata 2 mil brasileiros por ano.

Osteoporose é uma doença silenciosa e muito comum entre os idosos. Todo ano, mais de 2 milhões de brasileiros recebem o diagnóstico da doença.

O que é a osteoporose?

Ao longo dos anos, perdemos densidade mineral nos ossos, quem sofre de osteoporose tem a perda acelerada de massa óssea, provocando a diminuição de absorção de minerais e de cálcio. A deficiência destes nutrientes faz com que os ossos fiquem frágeis, aumentando o risco de fraturas.

 

Nas mulheres que já passaram pela menopausa, a fragilidade dos ossos também pode ocorrer pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio, que os tornam porosos como uma esponja.

Entre os homens, a osteoporose é mais comum depois dos 65 anos, entre casados ou viúvos e sedentários. Cerca de 2 mil brasileiros morrem anualmente em consequência de complicações de fraturas desta doença.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define osteoporose como sinônimo de Densidade Mineral Óssea (DMO) diminuída. No mundo, 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos, sofrem com a osteoporose. A doença não possui sintomas e só é descoberta a partir de exames de sangue e de massa óssea ou quando surgem as primeiras fraturas acompanhadas de muita dor.

A osteoporose é considerada a segunda doença que mais mata no mundo, ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares.

Outros fatores de risco de desenvolvimento dessa doença são:

  • Pele branca;
  • Histórico familiar de osteoporose;
  • Vida sedentária;
  • Baixa ingestão de Cálcio e /ou vitamina D;
  • Fumo ou bebida em excesso;
  • Medicamentos, como anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, glicocorticóides e heparina;
  • Doenças de base, como artrite reumatoide, diabetes, leucemia, linfoma.

 

Partes do corpo humano mais atingidas pela osteoporose:

Coluna vertebral.

Idosos fraturam as vértebras da coluna com frequência, isso chama-se de “corcunda de viúva”, que é uma deformação comum e pode até levar à diminuição de tamanho do doente.

Punho.

Ponto de apoio, é uma área na qual as fraturas acontecem normalmente. São os ossos mais sensíveis e têm pouca estrutura para sustentar o peso do corpo quando cai.

Quadril.

As fraturas são difíceis de cicatrizar e podem levar à invalidez. Pesquisas demonstram que cerca de 50% dos idosos que fraturam o quadril não conseguem mais andar sozinhos.

Fêmur.

Bastante comum entre os que desenvolvem a doença. É frequente tanto em homens quanto em mulheres, principalmente depois dos 65 anos. A recuperação costuma demorar muito.

O médico especialista por diagnosticar e tratar o paciente com osteoporose é o reumatologista. A osteoporose costuma ser diagnosticada após a ocorrência da primeira queda, pois os sintomas não são perceptíveis.

 

Como a farmácia de manipulação pode te ajudar?

Não existe cura para a osteoporose, mas a prevenção através de uma boa alimentação e suplementação de cálcio e vitamina D e prática de atividades físicas vão contribuir para a melhora da qualidade de sua massa óssea.

Na farmácia de manipulação você pode encontrar alguns suplementos comprovadamente eficazes. Um estudo, por exemplo, conduzido por Dong et al. (2014) demonstrou que a suplementação com Ômega-3, Vitamina D3 e Cálcio Citrato promove a diminuição da reabsorção óssea e o aumento da atividade da medula óssea. O ômega-3 contribuiu para a melhora do metabolismo ósseo em mulheres idosas na pós-menopausa. Existe comprovação também, para suplementação diária de 80 mg e de 120 mg de isoflavonas da soja. O uso de 120 mg de isoflavonas da soja diariamente, reduziu a perda óssea geral nas pacientes avaliadas. Além disso, alguns lactobacillus auxiliam na absorção do cálcio.Converse com o seu médico e discuta sobre as melhores vitaminas e probióticos que podem ser usados no seu tratamento.