É importante conhecer e saber o adequado tratamento para alergia e, assim, garantir seu bem-estar e o da sua família.
A alergia é uma condição em que o sistema imunológico reage a uma substância estranha, podendo aparecer como rinite alérgica, alergias alimentares, dermatite atópica ou asma alérgica.
O que é alergia e seus tipos
A alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada do corpo, que se desenvolve após a exposição de uma determinada substância estranha ao nosso organismo e que ocorre em indivíduos suscetíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.
Uma reação alérgica acontece quando as proteínas do sistema imune identificam erroneamente uma substância inofensiva, como o pólen, por exemplo, como um invasor.
Em uma tentativa de proteger seu corpo desta substância, os anticorpos se unem ao alergênico ao tratamento para a alergia.
As substâncias químicas liberadas pelo sistema imune conduzem aos sinais e sintomas da alergia, tais como congestão nasal, coceira nos olhos ou reações na pele.
Para algumas pessoas, esta mesma reação também afeta pulmões e vias respiratórias, o que pode levar aos sintomas de asma.
Os principais agentes que provocam alergia ou hipersensibilidade podem ser:
- ácaros e baratas;
- mofo (fungos);
- epitélio (pele) e pelos de animais (gatos e cães);
- esporos de fungos e pólens de flores;
- alimentos e medicamentos.
Para sanar as principais dúvidas, nós da Formularium, preparamos uma tabela sobre os tipos mais comuns de alergias e suas reações. Veja abaixo:
Sintomas da Alergia
Em geral, a alergia causa sintomas fortes como coceira, vermelhidão na pele, inchaço na boca e falta de ar, enquanto a intolerância alimentar provoca sintomas menos graves, como dor de barriga e diarreia.
Dependendo do local e da substância que provocou a alergia, os sintomas podem variar, tornando mais difícil identificar a sua causa.
Veja o que acontece nos pulmões quando um alérgico é exposto a algum agente ou corpo estranho:
Dermatite de contato
A dermatite de contato é a inflamação da pele resultante do contato direto com substâncias que causam reação alérgica ou inflamatória, ocorrendo mais comumente nas mãos, braços e face.
Também pode ser provocada pela exposição a um determinado material, no qual a pessoa seja hipersensível ou alérgica, como: fragrância e cosméticos.
O ressecamento da pele pelo frio, a idade ou o uso roupas mais quentes, como as de lã, podem acarretar em algum tipo de sensibilização.
Dessa forma, a aplicação de cremes hidratantes nas peles secas aumenta sua resistência.
Tratamento para alergia: diferenças entre alergia e gripe
A gripe é causada por um vírus que se espalha pelo ar, principalmente, por gotículas de saliva quando as pessoas tossem, espirram ou falam, podendo ser leve ou muito grave.
As pessoas com gripe podem ter febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, nariz escorrendo ou entupido, dores de cabeça e cansaço extremo.
Alguns dos sintomas, como coriza e tosse, são comuns tanto nas alergias quanto na gripe.
O importante é saber a diferença para que você possa buscar o tratamento para alergia ou gripe adequado.
Veja como comparar e diferenciar os sintomas de alergias e gripes:
Prevenção e Tratamento da Alergia
Para prevenção e tratamento para alergia respiratória e outros tipos, deve-se evitar:
- permanecer por muito tempo em locais mal ventilados;
- não fumar;
- evitar ambientes com cheiros fortes;
- ficar longe do mofo;
- agasalhar no inverno;
- em caso de repetição frequente, procurar tratamento preventivo prescrito por um médico otorrinolaringologista.
Já para prevenção das dermatites, deve-se utilizar cremes protetores do tipo barreira, sabonetes neutros e evitar banhos longos e muito quentes.
É importante também procurar um médico especialista, que irá pesquisar as causas da alergia e recomendar os remédios mais adequados para controlar a doença.
Somente um médico ou farmacêutico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.
O tratamento contínuo pode manter o paciente livre das alergias respiratórias, utilizar medicamentos para controle das crises como anti-histamínicos e se manter livre da exposição de alérgenos é uma boa solução.
Descreva bem os sintomas da sua alergia e saiba narrar em detalhes, porque essas informações são importantes tanto ao diagnóstico quanto para ao tratamento para alergia.
Como a Formularium pode ajudar no tratamento para alergia
A Farmácia de Manipulação Formularium – Referência Magistral, tem como foco a qualidade de atendimento, além da qualificação contínua de fornecedores e colaboradores para um profundo controle de qualidade e a busca constante de novos conhecimentos técnicos.
Possuímos conhecimento, profissionais qualificados e medicamentos para tratamentos de todos os tipos de alergia, sob supervisão e orientação médica.
Com grande enfoque na qualidade e precisão de medicamento manipulados, a Formularium sempre teve o foco de orientar o paciente, a partir de médicos e profissionais da saúde, sobre suas dores e necessidades.
Cada processo em nossa farmácia é rigorosamente cuidado, pois entendemos que a exigência com a sua saúde tem de ser máxima.
Todos os medicamentos são preparados com princípios ativos e excipientes padronizados.
Além disso, realizamos testes e atendemos às exigências de estudos internacionais de dissolução, para garantir total segurança e a eficácia dos tratamentos.
Consulte nossa equipe pelo Whatsapp e saiba o que mais a farmácia de manipulação pode fazer por você!
- Leia também: Os alimentos probióticos combatem gripe em idosos